Linha Editorial: Direito, Criminologia, Filosofia, Ciências Sociais, Ciência Política, Psicologia

Periodicidade: Semestral

Nossa revista observa as seguintes regras a fim de evitar/combater a endogenia e oxigenar as percepções publicadas: (a) no mínimo 75% de artigos de autores/co‐autores domiciliados fora do Rio Grande do Sul ou em outro país; (b) no mínimo 75% dos membros do conselho editorial domiciliados fora do Rio Grande do Sul ou em outro país e; (c) no mínimo 75% dos pareceristas domiciliados fora do Rio Grande do Sul ou em outro país.

Instruções para autores

A revista publica artigos originais e inéditos, traduções, resenhas, e produções artísticas. Não há titulação mínima para submissão de trabalhos.

Artigos

Os textos devem trazer uma contribuição original ao campo de estudos da criminologia. Trabalhos transdisciplinares são especialmente bem-vindos. Serão aceitos textos em português e em inglês.

Submissões devem ter entre 8.000 e 10.000 palavras, e necessariamente incluir: (i) título em português e em inglês, (ii) resumo (máx. 250 palavras) em português e em inglês, (iii) 3-5 palavras-chave em português e em inglês, (iv) bibliografia. Os arquivos deverão ser em formato .doc ou .docx.

A revista adota o padrão APA para referências no texto e para a bibliografia. Todos os artigos serão submetidos ao processo de revisão por pares no formato double-blind, no qual os textos são avaliados por no mínimo 2 pareceristas anônimos, que não saberão a identidade de autores.

Traduções

Traduções devem ter entre 8.000 e 10.000 palavras. A versão traduzida deve incluir a indicação da referência bibliográfica completa da obra original. As referências devem obedecer à mesma orientação dada para os artigos. Os arquivos deverão ser em formato .doc ou .docx.

Quando aplicável, as traduções devem vir acompanhadas de autorização do indivíduo ou organização detentores dos direitos autorais, levando-se em consideração inclusive a licença de direitos autorais adotada (CC BY 4.0, conforme abaixo).

Resenhas

Resenhas devem ter entre 1.500 e 3.000 palavras e apresentar uma leitura crítica de obra publicada nos últimos 36 meses a contar da data de envio do texto. É indispensável a indicação da referência bibliográfica completa da obra resenhada ou comentada. As referências devem obedecer à mesma orientação dada para os artigos. Os arquivos deverão ser em formato .doc ou .docx.

Produções artísticas

Serão aceitas narrativas de ficção, poesias, ilustrações, quadrinhos, fotografias e outras linguagens que dialoguem com os temas da revista de forma ampla. Os formatos de submissões artísticas são livres, embora as textuais devam ter no máximo 3.000 palavras. As submissões de produções não textuais devem ser feitas por meio de indicação de link na internet onde se encontra o material em questão.

Todo o conteúdo da revista será publicado em formato aberto e sob licença creative commons CC-BY 4.0 (ver texto da licença).

Modo de submissão

A revista está permanentemente com chamada aberta para artigos, resenhas, traduções, e produções artísticas.

Para a submissão de trabalhos, autores devem se cadastrar no sistema de submissão online da revista, preencher os dados requisitados, e seguir as indicações para envio do texto. Esta é a única forma aceitável de submissão de trabalhos para avaliação. Apenas em casos de dúvidas ou problemas técnicos no processo, envie e-mail para gpcriminologiacriticapucrs@gmail.com.

 

Quero ser parecerista

Pesquisadores com interesse em contribuir como parecerista à revista devem atender aos seguintes requisitos:

  • Possuir Currículo Lattes atualizado (se brasileiro);
  • Ter concluído mestrado ou doutorado;
  • Possuir conhecimento nas áreas de interesse da revista acima listadas, demonstrado a partir de titulação, pesquisa, docência ou produção bibliográfica;
  • Ter disponibilidade para a realização de dois pareceres por ano;
  • Estar ciente e concordar com as regras para pareceristas.

Para se candidatar a parecerista, preencha o formulário disponível abaixo.

A atividade como parecerista não será remunerada. Os pareceristas receberão, conforme solicitação, declaração do trabalho desempenhado.